fbpx
Dicas

5 erros fatais na preparação para Concursos de Educação Física

erros concursos educação fisica

Olá pessoal, ao longo dos últimos anos, percebi que existem 5 erros fatais na preparação para Concursos de Educação Física que acabam custando a aprovação de muita gente.

Talvez você seja uma destas pessoas, então recomendo que você leia esse texto com bastante atenção.

1. Esperar o edital sair para iniciar a preparação

A dica pode parecer óbvia, mas é no básico que muita gente falha…

A partir do momento que você espera o edital sair para começar a estudar, automaticamente você já está em desvantagem. Isso porque muita gente já vem se preparando sem esperar por ele.

Não perca tempo! Quanto mais você demora para iniciar, menos tempo hábil você terá para dominar os temas necessários para a aprovação.

A solução? Se baseie em editais antigos para não ficar paralisado, eles vão te dar um bom norte. Só não pode ficar parado!

 

2. Utilizar somente uma forma de estudo

Esse é um outro erro muito comum na preparação para Concursos de Educação Física. Conheci pessoas que estudavam apenas lendo livros; outras que estudavam apenas resolvendo questões e outras que estudavam apenas com vídeos.

O ideal é combinarmos essas diferentes formas de aprender e se possível tentar passar o que você aprendeu para alguém.

Por mais que você tenha uma forma preferida de estudar, é provável que através de diferentes tipos de estímulos você absorva melhor os conteúdos.

É por isso que no meu curso preparatório completo para Concursos de Educação Física eu, além das aulas teóricas e das resoluções de questões, fiz questão de detalhar o meu método de estudos e disponibilizar mais de 500 provas gabaritadas para você praticar.

Para conhecer melhor o curso, clique aqui.

 

3. Negligenciar o edital ou não interpretar conteúdo programático corretamente

Quando a gente não lê o edital com atenção, muita informação importante se perde.

Eu sei que os conteúdos programáticos geralmente são bem longos ou são muito vagos, mas através dos editais que já li e que leio pelo (ainda continuo fazendo alguns concursos), consegui entender melhor como se interpreta um conteúdo programático, que é uma dificuldade muito comum.

Não esqueça: Preste bastante atenção no edital. Caso precise de ajuda, no meu curso você também encontra minhas melhores dicas para interpretar o edital corretamente.

 

4. Focar apenas em um tema específico

Em minhas conversas com alunos e colegas, frequentemente percebo que muitos deles querem dominar tudo de Fisiologia, por exemplo, pensando em concursos de Educação Física.

Na minha experiência, porém, é muito mais interessante você dominar os principais temas e ter uma noção geral deles, do que ter um conhecimento super aprofundado em um tema que só terá uma questão ou duas.

Embora existam questões mais específicas e profundas, elas ocupam uma porcentagem pequena nas provas.

 

5. Não organizar o tempo e não planejar os estudos estrategicamente

Vou te contar… é realmente difícil encontrar pessoas que realmente saibam organizar e planejar seu cronograma de estudos de forma estratégica. Conheço concurseiros que estudam, estudam, mas continuam com a impressão que não estão estudando nada!

Pessoas que não sentam a bunda na cadeira para se organizar podem passar dias sem estudar e quando retornam, estudam o mesmo tema… É uma forma muito ineficiente de se preparar para um concurso.

O ideal é que você tenha consistência, pois só assim alcançará sua aprovação.

Caso você precise de ajuda para organizar os seus estudos, há um módulo no meu curso Da Preparação à Aprovação só abordando esse tema.

Conclusão

Muito bem, chegamos ao fim!

Esses são alguns dos principais erros que tenho observado a partir da minha experiência em Concursos de Educação Física. Espero que tenha te ajudado e que você possa ficar atento para não cair nessas armadilhas.

Professor Eduardo Augusto

Professor Eduardo Augusto

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública e entusiasta no universo dos concursos há alguns anos, quando me tornei Concurseiro e obtive minhas primeiras aprovações.

Leave a Reply